”
Evento Nacional Enactus Brasil 2017 lança tema e quer aprofundar diálogo em torno da responsabilidade da sociedade com o futuro do nosso planeta
[efsflexvideo type=””youtube”” url=””https://www.youtube.com/watch?v=fdtFS3w1phc”” allowfullscreen=””yes”” widescreen=””yes”” width=””720″” height=””615″”/]
A Organização do Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB) lança hoje, dia 18 de janeiro, o tema do evento deste ano: “Vamos Precisar de Todo Mundo”. A escolha do tema tem o objetivo de aprofundar ainda mais o diálogo a respeito do cuidado que devemos ter com nosso planeta e mostrar como os alunos da Enactus estão preocupados com essa temática aqui no Brasil.
A canção “Sal da Terra”, de autoria de Beto Guedes e Ronaldo Bastos, é um chamado para melhorar o mundo e representará o tema deste ano. Logo, precisamos acatar as palavras do autor: “… vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois…” e o que precisamos fazer para mudar a situação, é conscientizar todo mundo de que a natureza é a nossa casa, nossa mãe e, se ela morrer, morreremos com ela.
Para a Organização do evento, o tema destaca a necessidade de promover o debate de valores éticos e também do importante papel do aluno da Enactus para a melhoria do mundo em que vivemos. “”O tema do evento deste ano nos desafia a alcançar metas globais de responsabilidades, nos ajuda a refletir sobre o nosso papel enquanto sociedade e empreendedores sociais””, afirma Caio Moura, Gerente de Programa da Enactus Brasil.
O Presidente da Enactus Brasil, Kleber De Paulo, explica que o respeito é inegociável para que, juntos, possamos construir um mundo melhor: “Homo sapiens. Somos apenas uma raça, um povo. Somos apenas UM Planeta Terra, e esta é nossa casa! Em toda nossa história criamos divisões de raça, de religião. As minorias sempre foram criticadas e desprezadas. Gastamos nossas energias, físicas e intelectuais, procurando provar que nós ou nossa ideia está certa e a do outro está errada. Brigamos e até guerras fizemos. As diferenças nunca deixaram de existir, aliás, jamais deixarão de existir. Mas são nossas diferenças que são nossa beleza, não é verdade? Já pensou se tudo fosse igual? Concluo aqui, reiterando a única coisa que, para mim, é inegociável: o respeito! Juntos, respeitando uns aos outros, vamos longe. Vamos, juntos, admirar nossas diferenças e trabalharmos, de fato, para um mundo melhor! Juntem-se a nós!”
Música que representa o tema:
Anda, quero te dizer nenhum segredo
Falo desse chão, da nossa casa,
vem que tá na hora de arrumar
Tempo, quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante, nem por isso quero me ferir
Vamos precisar de todo mundo prá banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado e quem não é tolo pode ver
A paz na Terra, amor, o pé na terra
A paz na Terra, amor, o sal da…
Terra, és o mais bonito dos planetas
Estão te maltratando por dinheiro, tu que és a nave nossa irmã
Canta, leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com teus frutos, tu que és do homem a maçã
Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois
Prá melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois
Deixa nascer o amor
Deixa fluir o amor
Deixa crescer o amor
Deixa viver o amor
Betto Guedes e Ronaldo Bastos
“