Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) são o alicerce de todos os 180 projetos desenvolvidos pelos mais de três mil universitários conectados à rede Enactus Brasil. Conheça alguns exemplos de projetos que se tornaram negócios e outros de destaque:
Estudantes da Enactus Insper (São Paulo/SP) criaram um negócio social que, junto à ONG Renovatio, tem o objetivo de tornar o mercado óptico mais acessível e democrático, levando óculos de qualidade e com preços justos aos brasileiros.
Criada por estudantes da Enactus CEFET/RJ (Rio de Janeiro/RJ), a Toti é a primeira plataforma brasileira de ensino e inclusão de pessoas refugiadas e migrantes no mercado de trabalho de tecnologia, que tem o propósito de inspirar a mudança conectando educação, tecnologia e diversidade.
O projeto foi criado pela Enactus UFAL (Maceió/AL) e hoje é um negócio de impacto que implementa hortas hidropônicas no meio urbano com o objetivo de diminuir os impactos negativos da má distribuição de alimentos, criando uma rede de micro agricultores que trabalham com a micro agricultura distribuída.
Iniciativa que nasceu na Enactus UFPA (Belém/PA) é um negócio de impacto que visa melhorar o acesso a água para pessoas da Amazônia através da venda de sistemas de captação de água da chuva.
O projeto da Enactus UFV CRP (Rio Paranaíba/MG) busca o reconhecimento socioeconômico de produtores de queijos artesanais, por meio de inovações que aceleram e facilitam os processos para aquisição de certificações, visando impulsionar o empreendedorismo familiar e a segurança alimentar do consumidor final.
O negócio social Bio+ da Enactus UFCA (Juazeiro do Norte/CE) surgiu para resolver a problemática da oferta de alimentação orgânica de qualidade no Cariri cearense e tem a proposta de instalar propriedades com quintais produtivos 100% agroecológicos com o diferencial de integrar tecnologias sociais em todo processo.
A iniciativa da Enactus Campus São Carlos (São Carlos/SP) visa profissionalizar a produção de pequenos agricultores em São Carlos-SP a partir de um modelo de negócio sustentável e instalações hidráulico-sanitárias, de forma a aumentar a renda e a qualidade de vida da comunidade e proporcionar uma alimentação mais saudável à população.
Desenvolvido pela Enactus UFPA (Belém/PA), o projeto tem o objetivo de diminuir o fluxo de plástico marinho através da capacitação de adultos em vulnerabilidade socioeconômica para desenvolver/implantar ecobarreiras em rios urbanos de Belém/Pa, que atreladas a educação ambiental e economia circular, transformam o plástico retido em novos produtos.
Estudantes da Enactus UNESP Bauru (Bauru/SP) desenvolvem o projeto Trilhos pautado na PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e na logística reversa e visa se tornar uma impulsionadora de cooperativas de reciclagem, tornando-as num local ideal e digno de trabalho para os cooperados.
Enactus Brasil © 2024 Todos os direitos reservados
Privacidade e Termos