”
O troféu de campeão nacional da Enactus Brasil, que será disputado por 54 equipes Enactus de mais de 20 estados do Brasil, terá o nome de Rogéria.
Nascida na cidade de Cantagalo, no interior Rio de Janeiro, em 1943, Astolfo Barroso Pinto, mais conhecida como Rogéria, foi maquiadora na extinta TV Rio, participou também como jurada em vários programas de auditório.
Sonhadora e ao mesmo tempo realista, fez do seu sonho uma meta e foi à luta. Em plena ditadura militar, destacou-se como vedete em apresentações memoráveis nas boates de Copacabana.
Seu carisma e talento ajudaram a quebrar o preconceito com uma presença marcante na televisão, “a travesti da família brasileira” que era como ela se intitulava, Rogéria ficou conhecida como símbolo gay e nome marcante na luta contra a homofobia e é considerada a transformista mais representativa do país.
Esse ano o troféu além de premiar o melhor projeto de empreendedorismo social da Rede Enactus Brasil, irá celebrar a diversidade através da homenagem póstuma a Rogéria.”