“Estudantes de Universidades espalhadas pelo Brasil e registradas na Enactus Brasil tiveram a oportunidade de inscreverem seus projetos no Prêmio Alimentação em Foco 2019 até dia 12 de Setembro.
Com foco em agricultura familiar, combate ao desperdício de alimentos, educação alimentar e/ou empreendedorismo na cadeia de valor da alimentação, estando diretamente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU 1, 2, 3, 4, 8, 10 e 12.
Realizado em seu quarto ano pela Fundação Cargill e Enactus Brasil selecionou os 15 times que irão receber mentoria e apoio financeiro destinado para melhor desenvolvimento dos projetos.
Em Julho de 2019 serão conhecidos os cinco finalistas dentre os 15 divulgados abaixo, que se apresentarão durante o Evento Nacional Enactus Brasil 2019, de onde sairão dois vencedores que conseguiram se apoiar com excelência nos critérios social, financeiro e ambiental.
Gostaríamos de parabenizar todos os projetos inscritos. Independente do resultado, continuem com esse brilho no olho, utilizando da ação empreendedora para empoderar pessoas e melhoras suas condições de vida. Confira a lista dos 15 semifinalistas:
EEL USP
Cigana: Garantir a cada pessoa envolvida capacitação profissional e educacional, que promoverá uma melhoria na qualidade de vida e na qualificação no mercado de trabalho. Além disso, do ponto de vista humano, o projeto visa desenvolver nas pessoas impactadas o espírito empreendedor, criatividade para gerar renda a partir de qualquer assunto dominado por elas, e habilidades transversais voltadas para negócios, como por exemplo: oratória, persuasão e técnicas de vendas. Com esses conhecimentos espera-se que os alunos que farão parte do projeto sejam capazes de começar e gerir seu próprio micro empreendimento,despertando o protagonismo na vida de cada um.
ESAG UDESC
Parma:O projeto visa agregar valor para frutas e hortaliças com baixo valor comercial, por estarem prestes a vencer ou por apresentarem características que fogem dos padrões estéticos de mercado, por meio da desidratação solar desses insumos, a fim de gerar renda para pequenos agricultores, reduzir o desperdício de alimentos aptos para consumo e reduzir a utilização de fontes de energias não renováveis.
FZEA USP
DesFrutando: Promover a redução do desperdício de alimentos, os critérios de avaliação são a quantidade de alimentos que seriam descartados, e que foram utilizados. Promover o empoderamento feminino, através de ações empreendedoras sustentáveis. Os critérios são o número de mulheres participantes e número de empreendimentos em funcionamento.
IFCE MARACANAÚ
Hortus: Reduzir as desigualdades sociais, através do empoderamento da comunidade,economia doméstica e conscientização alimentar pautada nas boas práticas de alimentação segura e sustentável, de forma a garantir um consumo consciente e responsável. A avaliação se dará por meio do acompanhamento mensal das atividades propostas, através da adoção de indicadores de qualidade e produtividade específicos para cada uma das ações do projeto.
UEM
Motirô: O objetivo geral do projeto Motirô é transformar problemas ambientais em soluções sociais e econômicas. Isso significa destinar corretamente os resíduos orgânicos produzidos na Associação Lar Nossa Esperança realizando a compostagem dos mesmos, resultando em adubo para comercialização juntamente com plantas em hortas portáteis. Todo esse processo visa a geração de uma fonte de renda que ajudará a sanar as dificuldades vigentes da organização.
UERN
Caminhos sustentáveis: Apoiar agricultores familiares através da otimização da gestão e da distribuição dos produtos agropecuários e artesanatos produzidos pelas famílias que são cooperadas à Cooperativa Central da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte – COOAFARN, auxiliando assim no processo de logística, criando uma sistema que auxilia o processo de coleta e distribuição dos alimentos, produzidos pelos agricultores familiares, a COOAFARN possui necessidades no atendimento de suas demandas, onde os mesmos carecem de mais alimentos para venda, nossa ideia é possibilitar com que os agricultores que produzem e que por vezes não conseguem vender tudo, tenham acesso aos caminhões de coleta para que se faça a distribuição dos alimentos, possibilitando uma redução no desperdício de alimentos e erradicação pobreza ao possibilitar a venda dos produtos orgânicos para as famílias que carecem de conhecimento na venda de gestão de seus negócios.
UFAL
Amitis: O objetivo principal é reinventar a forma como se produzem e consomem alimentos no meio urbano. Com o uso de tecnologias que impulsionam a produtividade de alimentos de qualidade em larga escala e baixo consumo de recursos. O Amitis é um projeto que aborda a agricultura de modo consciente, respeitando tanto a necessidade dos nutrientes alimentares quanto o sistema no qual é implantado. É de suma importância o equilíbrio entre os ideias do projeto e o meio ao qual ele pertence, a procura de inserir nos módulos de cultivo itens recicláveis e uma tecnologia de captação de água vem atrelada com a indispensabilidade de que estes módulos sejam financeiramente viáveis, sem causar danos ecológicos, maximizando sua replicação.
UFPA
Fiero: Reduzir o desperdício de alimentos nas feiras de Belém por meio do desenvolvimento de produtos de alto valor agregado a partir de alimentos subaproveitados e/ou reaproveitados, produzidos e comercializados por uma comunidade em vulnerabilidade socioeconômica. Dessa maneira, possibilitar uma fonte de renda alternativa para a comunidade produtora em conjunto com a redução o desperdício de alimentos.
UFRJ
Santa Horta: Promover educação ambiental por meio da transformação de lixões em hortas orgânicas e de atividades educacionais realizadas em uma creche, assim como viabilizar o complemento de renda para a rede de moradores participante. Dessa forma, procuramos solucionar os problemas de déficit nutricional infantil, falta de consciência ambiental e, consequentemente, do descarte irregular dos resíduos sólidos na comunidade.
UFS
Pirão de Peixe: Desenvolver condições favoráveis para o fortalecimento de ações empreendedoras
centradas na alimentação, inovando na produção e comercialização de alimentos da comunidade do Caípe Velho, e possibilitando assim novas opções de geração de renda para os moradores.
UFU
Bread & Bug: O projeto Bread and Bug surge em um contexto de crescimento desenfreado da população global, um fator de peso para o crescimento de problemas sociais tais como a fome a pobreza e degradação do meio ambiente. A iniciativa visa resolver esses problemas de maneira inovadora, acrescentando insetos à cadeia alimentar, ao mesmo tempo em que cria uma forma adicional de obtenção de renda pela comunidade em que é realizado, empoderando a mesma. O objetivo geral do projeto é desenvolver um sistema alternativo e sustentável baseado na integração da produção de insetos e alimentos orgânicos, em uma cadeia circular com reaproveitamento de parte dos resíduos produzidos no sistema, através do tripé da sustentabilidade (econômico, social e ambiental).
UFV CRP
Projeto Q: Reconhecimento socioeconômico dos produtores de Queijo Minas Artesanal da microrregião de Patos de Minas, por meio da adequação ao selo IMA, permitindo ampliação de seu mercado consumidor e maior valor agregado ao produto final, para que o reconhecimento de produto, produtor e região sejam alcançados.
UFV VIÇOSA
Alimentos do Paraíso: O objetivo geral do programa é organizar e potencializar a produção sustentável de alimentos pela agricultura familiar e o cooperativismo na comunidade rural do Paraíso em Viçosa – MG, ampliando a geração de renda e a redução dos desperdícios, fomentando parcerias e dinamizando a economia local.
UNESP BAURU
Saúde Embalada: O Saúde Embalada possui como objetivos gerais: promover a transformação social, levando capacitações e a oportunidade de uma vida mais próspera e independente às mulheres impactadas; levar para a comunidade e para os clientes do projeto a importância de uma alimentação saudável e facilitar o acesso à mesma; priorizar sempre a qualidade dos produtos, mantendo um alto custo benefício e preço justo; ser cada vez mais sustentável, visando sempre ser economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto; ampliar o impacto e a capacidade de gerar transformação e resultados positivos, através de parcerias que promovam o crescimento do projeto.
UVA SOBRAL
SerTão Sustentável: Empoderar todos os cadastrados da Bodega Sustentável através da ação empreendedora e impactar de forma direta todas as 60 famílias da comunidade Serrote do Piaba, levando para os cadastrados melhorias na qualidade e venda dos produtos através de tecnologias sustentáveis e capacitações voltadas para agricultura familiar, além de implantar na comunidade a coleta de resíduos de forma sustentável e levar inclusão digital e graduação a distância para os moradores através do SerTão Tecnológico.
Sobre a Fundação Cargill
Há mais de 40 anos, a Fundação Cargill tem sido um agente transformador nas comunidades e causas em que atua. Seu foco de atuação está voltado à promoção da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, com iniciativas que vão desde o campo até o consumidor final. Mais informações: www.alimentacaoemfoco.com.br.
Sobre a Cargill
A Cargill produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Em parceria com produtores, clientes, governos e comunidades, e por meio de 150 anos de experiência, ajuda a sociedade a prosperar. Possui 150 mil funcionários em 70 países que estão comprometidos em alimentar o mundo de forma responsável, reduzindo impactos ambientais e melhorando as comunidades onde vivem e trabalham. No Brasil desde 1965, é uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 191 municípios e mais de 10 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias.”