A Fundação Cargill, em conjunto com a Enactus Brasil, selecionou 14 projetos para participarem do Prêmio Alimentação em Foco 2023. A oitava edição do Prêmio apoiará projetos que trabalham com a temática de alimentação, desde a produção até a oferta e consumo de alimentos, sendo 7 projetos na Categoria Semente (no estágio de ideação, formalização e aplicação de suas ideias – fases de Insights e Implementação de acordo com a Trilha Empreendedora Enactus) – e 7 projetos na Categoria Tração (que possuem resultados de impacto – fases de Impacto e Ignição de acordo com a Trilha Empreendedora).
Os 14 projetos selecionados no Prêmio receberão um auxílio de R$5.000,00 para investirem em suas iniciativas e mentorias com colaboradores da Fundação Cargill. Durante o Evento Nacional da Enactus Brasil 2023, serão anunciados os 2 vencedores do prêmio (1 de cada categoria) e ambos receberão um prêmio de R$ 10.000,00.
Confira abaixo a lista completa dos 14 projetos selecionados:
Categoria Semente:
- É da Horta! (Instituto Mauá): O projeto visa capacitar e auxiliar no aumento de vendas e renda de agricultores urbanos que trabalham na produção de alimentos orgânicos em terrenos embaixo de torres de alta tensão na região do ABC.
- Fazendinha do Inseto (UFU): O objetivo geral da Fazendinha de Inseto é desenvolver um sistema de enriquecimento para os resíduos orgânicos de feiras locais de pequenos agricultores, produzindo insumos agropecuários de elevado valor agregado.
- Horta do Amanhã (UFF Volta Redonda): A iniciativa capacita moradores desempregados da Ocupação Reflexo do Amanhã, em Volta Redonda, para comercializaremprodutos orgânicos da horta comunitária através de uma loja virtual.
- Manaíba (UFBA IMS): O propósito do projeto é garantir o empoderamento econômico e contribuir para erradicação da insegurança alimentar na comunidade através do suporte no cultivo e processamento da mandioca.
- Mudaí (FACIMP): o Mudaí busca qualificar e gerar renda para os extrativistas do povoado Açaí 1700, através da produção e venda de mudas que visam o reaproveitamento dos caroços do açaí.
- Ser + (UVA Sobral): Esse projeto visa gerar empregos para PCDs e familiares que fazem parte da APAE na cidade de Sobral/CE e região através do desenvolvimento de um modelo de negócio baseado na produção e vendas de biscoitos, nos modelos B2B e B2C.
- Xepa (UFES Vitória): A partir de parcerias com pequenos agricultores, feirantes e mercados, o projeto realiza a coleta de alimentos feios, entretanto, aptos para o consumo e que seriam desperdiçados, transformando-os em alimentos mais processados e atrativos, retornando investimentos para os parceiros.
Categoria Tração:
- Abirú (UNESP Araraquara): O Abirú auxilia na venda de alimentos produzidos por pequenos produtores do assentamento da cidade, complementando a renda dessas pessoas, além de garantir uma alimentação saudável para as pessoas em situação de rua através do apoio na produção de marmitas com o excedente da produção.
- AQUA (CEFET/RJ Angra dos Reis): O projeto tem como proposta levar a aquaponia para pequenos produtores da região. Com esse método de cultivo sustentável, aceleram e otimizam a produção, melhoram a qualidade de vida e possibilitam um aumento de renda.
- Bread&Bug (UFU): O Bread&Bug busca reduzir os gastos e aumentar a rentabilidade de pequenos agricultores de Uberlândia ao fornecer para os mesmos um fertilizante orgânico mais barato produzido a partir de criações de Tenebrio Molitor e implementar esse sistema de produção em comunidades carentes.
- Gira Sol (UFPA): O Gira Sol é um negócio social que visa diminuir o desmatamento através da implantação de um sistema de fornos solares, briquetadeiras e biodigestores em comunidades tradicionais da Amazônia, substituindo o uso da lenha na cocção.
- Kairós (Campus São Carlos): A iniciativa profissionaliza a produção de pequenos agricultores em São Carlos-SP a partir de um modelo de negócio sustentável pautado na agricultura familiar e ecológica, de forma a aumentar a renda, a qualidade de vida da comunidade e facultar uma alimentação mais saudável e acessível.
- Transcenda – Nutrição é na Cozinha (UDESC): O projeto é um dos eixos de atuação do Transcenda, que visa sensibilizar, conscientizar e mobilizar a população infanto-juvenil em temáticas além do conteúdo programático das escolas brasileiras. O Nutrição é na Cozinha! visa realizar ações de educação alimentar e nutricional para desenvolver habilidades culinárias e promover a alimentação saudável.
- UAI Café (UFLA): A proposta do projeto é conectar o pequeno produtor de café ao consumidor final por meio do lançamento de uma marca de café especial, agregando valor a sua produção e gerando uma maior democratização das vendas.
Para saber mais sobre o Prêmio promovido pela Fundação Cargill, clique aqui.
Sobre a Fundação Cargill
Há 46 anos, a Fundação Cargill tem sido um agente transformador nas comunidades e causas em que atua. Seu foco de atuação está voltado à promoção da alimentação segura, sustentável e acessível. Em 2018, a Fundação Cargill desenvolveu e apoiou 31 projetos em 59 municípios, além de fomentar o trabalho de 61 comitês de voluntariado corporativo. Mais informações: www.alimentacaoemfoco.org.br”.