”
Os 6 Times finalistas apresentarão seus resultados no Prêmio Nufarm, que acontecerá no
mês de dezembro, em Fortaleza/CE
Nesta sétima edição do Prêmio Nufarm de Consciência e Ética no Agronegócio, Times Enactus de todo país tiveram a oportunidade de inscrever seus projetos com ênfase na geração de negócios, que proporcionem o desenvolvimento da produção agrícola e assistência a produtores, incentivando a consciência e ética na utilização correta e com segurança de agroquímicos no agronegócio brasileiro. No mês de março, a Nufarm e Enactus Brasil selecionaram 8 Times semifinalistas que receberam uma bolsa investimento de R$ 2.000,00 para auxiliar a execução dos projetos.
Ainda no primeiro semestre, os Times tiveram a oportunidade de participar do Team Training Conference Nufarm, onde receberam conteúdos e treinamentos para aperfeiçoar seus projetos. O evento contou com a participação da ADEL (Agência de Desenvolvimento Econômico Local), organização que acredita no empreendedorismo e no protagonismo social de jovens e agricultores de comunidades rurais. Ao final do evento, os Times conheceram os BABs, mentores da Nufarm que acompanharam suas atividades ao longo de todo ano.
Como forma de conhecer melhor a realidade de cada projeto, a Nufarm e Enactus Brasil realizaram visitas a 7 cidades diferentes: Pirassununga/SP, Juazeiro do Norte/CE, Crato/CE, Iguatu/CE, Sobral/CE, Maracanaú/CE e Belém/PA. Foi a oportunidade de encontrar com os estudantes e comunidades impactadas, entendendo na prática o funcionamento das atividades e os principais desafios e resultados dos projetos.
De acordo com o desempenho e resultados alcançados, foram selecionados 6 Times finalistas para o prêmio, que competiram no Prêmio Nufarm 2019, que acontecerá dia 13 de Dezembro, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza/CE. Conheça abaixo os Times selecionados:
- IFCE IGUATU
Projeto Mudas
O projeto atua na potencialização da produção de hortaliças para agricultores e escolas da região de Iguatu. Para isso, o Time desenvolveu um sistema de irrigação feito com palito de pirulito, prego e arame, o PIROTEC, e um sensor de umidade feito com vela porosa, o Irrigas. Com essa iniciativa, em parceria com prefeituras da região centro-sul do estado, planeja-se que nove cidades serão beneficiadas pelo projeto. Espera-se beneficiar, em cada cidade, 3 famílias e 1 escola, mudando a vida de mais de 6 mil pessoas diretamente beneficiadas pelo projeto.
Outra tecnologia desenvolvida pelo time são as chocadeiras artesanais, que serão utilizadas para alimentação de nossos beneficiados e comercialização, aumentando consideravelmente a renda dos beneficiados.
- IFCE MARACANAÚ
Projeto Mandacaru
O projeto Mandacaru é um modelo de negócio social, com foco em beneficiar os produtores agrícolas, que atualmente utilizam bombas elétricas para captar água de poços e realizam o processo de irrigação manualmente. Dessa forma, a aplicação do sistema consiste em três tecnologias acopladas para um mesmo processo, sendo elas: bomba hidráulica, biofiltros para tratamento da água e irrigador automatizado, promovendo o uso eficiente dos recursos hídricos com a aplicação do sistema.
O projeto será realizado inicialmente em dois bairros do município de Maracanaú, Olho D’água e Alto da Mangueira. São áreas urbanas, mas com muitos traços de zona rural, o que é facilmente observado pela pouca quantidade de comércios e escolas, e pela grande valorização da agricultura familiar.
- LEÃO SAMPAIO
Projeto Tecnoroça
O projeto visa desenvolver a comunidade agrária localizada no Sítio Pintado, no interior da cidade de Missão Velha, Estado do Ceará, por meio de práticas voltadas à agricultura com intuito de potencializar a produção de frutas, leguminosas e hortaliças, garantindo aumento de vendas e redução dos custos produtivos dos seus produtos.
O Time também tem o objetivo de reutilizar águas cinzas através de uma tecnologia solar de purificação da água que será instalada a fim de atender uma demanda urgente na região: a escassez e desperdício de água. Assim, minimizará os gastos relacionados à água, bem como os impactos causados pelo descarte destas águas cinza no local, tendo em vista que não há saneamento básico na região. Um dos pilares do projeto inclui a promoção de ações socioeducativas nas escolas e comunidade sobre o uso de agroquímicos.
- UFCA
Projeto Bio+
O projeto Bio+ busca desenvolver e empoderar socioeconomicamente comunidades rurais em situação de vulnerabilidade social através da metodologia do Ciclo Vitae. O Ciclo Vitae é uma metodologia que garante a produção de hortaliças orgânicas mesmo em períodos de estiagens integrando três tecnologias: o Biodigestor Rural (estrutura que permite a destinação correta do esterco animal, gerando biogás e biofertilizante), o Jardim Filtrante (equipamento que permite a reutilização da água de pias e de chuveiros para irrigação) e o Minhocário Doméstico (reutilização de restos da alimentação para a produção de húmus de minhoca).
O programa atualmente atende com frequência um total de quatros comunidades que se localizam em municípios distintos na região do Cariri: Comunidade Sítio Boa Esperança, Comunidade Sítio Espinhaço, Comunidade Sítio Umbuzeiro, Comunidade Sítio Mari.
- UFPA
Projeto Amana Katu
O Amana Katu é um negócio social que busca universalizar o acesso à água na Amazônia, por meio de tecnologias de captação de água da chuva sustentáveis e de baixo custo. Apesar de sistemas de irrigação eficientes existirem, frequentemente são caros e inacessíveis pelo agricultor familiar. É nesse panorama que surge o Agro Katu, linha de produtos do Amana Katu voltada à agricultura. Essa tecnologia conta com um sensor, que permite acionar a água da rede (pública ou privada) de fornecimento somente depois de ter esvaziado o reservatório com a água da chuva, podendo reduzir a quantidade de água necessária à irrigação em até 95%.
O produto visa impactar jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica a partir da produção e venda dos sistemas, gerando renda, e agricultores na economia de água e tempo ao utilizarem o sistema para irrigar suas plantações.
- UVA SOBRAL
Projeto SerTão Sustentável
O projeto visa impactar de forma direta todas as 60 famílias da comunidade Serrote do Piaba, levando melhorias na qualidade de vida e na venda dos produtos através de tecnologias sustentáveis. O Núcleo de Tecnologias Sociais (NTS) criado internamente no Time, desenvolveu dois sistemas com o objetivo de reaproveitar e reduzir o consumo de água das residências: Avati, um filtro para tornar as águas cinzas propícias para seu reuso; e CoTy, sistema de gotejamento utilizando hastes flexíveis de custo inferior aos convencionais.
O Time está desenvolvimento também um sistema de aquaponia para fortalecer ainda mais a produção de alimentos. Para o escoamento de alimentos, o Time realiza uma feira que reúne agricultores e artesãos da região, a Bodega Sustentável, proporcionando aumento de renda, valorização da agricultura familiar e desenvolvimento econômico.
#PrêmioNufarm2019 #EuCultivoUmAmanhãMelhor“