“No início do mês de abril, foram abertas as inscrições para o edital Educar e Acelerar para Transformar 2019. Neste primeiro ano da parceria, a Fundação Lemann e Enactus Brasil têm o objetivo de potencializar projetos da rede Enactus que trabalham com a temática e geram impacto por meio da educação, em seus mais diversos formatos. A Fundação Lemann, há 15 anos, trabalha com a missão de desenvolver a educação pública de qualidade e apoiar aqueles que estão lutando para solucionar os desafios desta problemática no país.
O edital desafiou Times de todo país a inscreverem projetos que possuem como foco principal o empoderamento de comunidades por meio da educação. A seleção foi baseada em projetos que estão desenvolvendo capacitações, conscientizações e transferências de conhecimento e boas práticas para as comunidades, ou inovações aplicadas no ecossistema educacional, modelos de negócio que gerem renda e empoderem uma ou mais partes envolvidas no “mundo da educação” e/ou desenvolvam autonomia do público-alvo. Além disso, teve-se como base os seguintes critérios: alinhamento e coerência, planejamento e gestão, impacto e relevância, escalabilidade e transformação, sustentabilidade e inovação.
Os 4 Times selecionados receberão mentoria de trainees da Fundação Lemann, que irão contribuir com seus conhecimentos para o desenvolvimento dos projetos. Em agosto, os Times receberão uma capacitação remota da Fundação Lemann, além de ter o acompanhamento do mentor até dezembro de 2019, momento em que será definido o projeto mais impactante e com melhores resultados.
O edital teve 51 projetos inscritos de 13 estados diferentes. A Enactus Brasil e Fundação Lemann selecionaram 4 projetos, que seguirão com o apoio da empresa até o fim do ano.
Conheça os projetos selecionados:
UEM – DESPERTAR
O projeto visa ampliar a perspectiva do futuro profissional de jovens de colégios públicos, motivando-os a serem protagonistas de suas próprias vidas. A metodologia divide-se nos pilares de autoconhecimento, talento e prática empreendedora, e ele já está sendo aplicado na terceira escola na cidade de Maringá.
UFABC – ALFATECH
O objetivo do projeto é auxiliar o processo de alfabetização de alunos da rede pública que apresentam defasagem no aprendizado. Para isso, realizam-se aplicações de um programa de ensino individualizado com método inovador, adaptando-se ao tempo de aprendizado de cada aluno. O projeto está sendo implementado em 8 escolas, atendendo 285 crianças, capacitando 19 profissionais.
UFPE – PONTE DO SABER
O projeto busca promover o protagonismo de estudantes do Ensino Fundamental por meio de iniciativas de impacto positivo em suas comunidades. Está sendo desenvolvido em uma escola em Recife e visa impactar 25 estudantes das turmas de 6º ao 9º ano. Para garantir a replicabilidade, o Ponte do Saber está documentando uma metodologia própria.
UVA Sobral – SerTão Tecnológico
O projeto visa a inclusão digital na comunidade Serrote do Piaba do norte do Ceará, por meio da implantação de um laboratório de informática em parceria com a Sobralnet e visa oferecer capacitações a jovens para ingressarem no ensino superior e mercado de trabalho por meio de cursos a distância e presenciais.
Parabéns a todos os projetos selecionados! Muito sucesso e foco nessa próxima etapa, utilizando a ação empreendedora para criar valor para as comunidades impactadas!
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