”
Ação realizada por membros da Rede Enactus espalhados pelo Brasil, nos meses de fevereiro e março, integrou a corrente de solidariedade do desafio
2,930 quilos de alimentos não perecíveis. Esse foi o total arrecadado pelos membros de 18 times Enactus espalhados pelo país durante o #ChapolinChallengeEnactus, desafio criado na internet e que mobilizou os alunos da Rede nos últimos meses.
A ação contou com a participação de times dos oito estados: Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Segundo Gabriel Cattaruzzi, Coordenador de Programa da Enactus Brasil, a iniciativa promoveu a integração dos times, além do impacto social a todos os beneficiados pela iniciativa. “”Foi incrível ver os times se engajando e compartilhando em suas mídias a campanha e o momento da entrega das arrecadações. Ao todo, outras 18 organizações foram desafiadas pelos estudantes e aceitaram participar dessa corrente””, destacou o coordenador.
Um dos Times participantes do #ChapolinChallengeEnactus foi do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que arrecadou 650 quilos de alimentos não perecíveis durante a campanha. Todo o material coletado foi destinado para duas organizações da região, que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
“”Foi uma ótima oportunidade, pois além da relevância social, conseguimos conquistar mais visibilidade no Campus e maior integração com os Times Enactus. No total, mais de 21 famílias foram impactadas pela ação””, relatou Camila Gomes, integrante do Time Enactus UFSCar Sorocaba.
CHAPOLIN CHALLENGE – Criado durante uma interação entre o perfil @ChapolinSincero e a Domino’s Pizza, o desafio visa distribuir alimentos para pessoas em situação de rua. Após a repercussão, empresas como Burger King, McDonald’s, Cacau Show e Pizza Hut aderiram a causa.
ENACTUS – É uma organização internacional sem fins lucrativos, presente em 36 países, mais de 1.700 instituições de ensino superior, e que conta com a participação de 70.500 estudantes ao redor do mundo. No Brasil, está presente em 120 intuições de ensino superior e conta com uma rede de +2800 estudantes universitários. A Enactus estimula estudantes universitários a desenvolver projetos baseados em ações empreendedoras para melhorar a qualidade e o padrão de vida de comunidades. Tornam-se com isso transformadores sociais, por levarem para a sociedade o conhecimento que estão adquirindo na universidade e empoderando pessoas.
Texto: Erick Matheus Nery
“