O maior palco mundial do empreendedorismo social jovem tem destino: o Brasil. Pela primeira vez na história, a Enactus World Cup será realizada na América do Sul, entre os dias 16 e 19 de novembro de 2026, na cidade de São Paulo. A edição brasileira reunirá mais de 1.800 pessoas, entre estudantes universitários, educadores, executivos e líderes de impacto de mais de 30 países, para celebrar a força da inovação, da sustentabilidade e do empreendedorismo com propósito.
 Um marco histórico para a juventude e a inovação no Brasil
O anúncio foi feito durante a Enactus World Cup 2025, realizada em Bangkok, na Tailândia, e representa um marco históricopara o ecossistema global de impacto social. Mais do que a chegada do evento à América do Sul, a edição de 2026 será uma oportunidade de mostrar ao mundo o potencial transformador dos jovens brasileiros. “Sediar a Enactus World Cup no Brasil é mais do que receber um evento global, é uma declaração sobre quem somos. Nossa juventude é criativa, resiliente e empreendedora. Estamos prontos para mostrar ao mundo a força da inovação brasileira e o impacto que podemos gerar juntos.” afirmou Edson Matsuoka, presidente da Enactus Brasil.
O anúncio contou com a presença do Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, representando o Governo Federal do Brasil. Em seu discurso, o ministro destacou a importância da colaboração entre o poder público e iniciativas como a Enactus para a criação de um ambiente mais favorável ao empreendedorismo social e ao protagonismo jovem.
O que é a Enactus?
Fundada em 1975, inicialmente sob o nome de SIFE, a Enactus é uma organização global sem fins lucrativos que une universitários, professores e líderes empresariais com o objetivo de transformar vidas por meio da ação empreendedora. Com presença em todos os continentes e mais de 50 mil jovens engajados, a rede apoia projetos e negócios sociais criados por estudantes que buscam soluções inovadoras para desafios ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

 A Enactus Brasil
Atuante há mais de 28 anos no país, a Enactus Brasil está presente em mais de 120 universidades. O programa já impactou somente no último ano mais de 95 mil pessoas diretamente, por meio de projetos que promovem geração de renda, inclusão social, sustentabilidade e desenvolvimento comunitário. Todos os anos, os times brasileiros se reúnem no Evento Nacional da Enactus Brasil (ENEB), competindo para descobrir qual time mais impactou vidas no ultimo ano, e escolhendo dessa forma, qual o time brasileiro  representará o país na Enactus World Cup, levando ao mundo exemplos concretos de inovação social criada por jovens universitários. 
 
 Em 2026, o ENEB acontecerá na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, entre os dias 21 e 24 de julho. Segundo o Professor Conselheiro do time Enactus UFMS Campo Grande, Geraldino Araújo, “Sediar o ENEB 2026 aqui em Campo Grande é uma alegria imensa! Ver o Centro-Oeste receber, pela primeira vez, o maior evento de empreendedorismo social universitário do país é algo histórico. Entre os dias 21 e 24 de julho de 2026, estaremos na UFMS vivendo dias intensos de aprendizado, conexão e propósito. Vai ser incrível ver de perto a escolha do time que representará o Brasil na Enactus World Cup. Tenho certeza de que será um momento inspirador, que vai fortalecer ainda mais nossa rede e mostrar a força transformadora dos e nos estudantes.”

Sobre a Enactus World Cup:
A Enactus World Cup é o principal evento global da rede, reunindo os melhores times de cada país para compartilhar suas iniciativas, competir e celebrar o impacto positivo de seus projetos. Mais do que uma competição, o evento é uma experiência de aprendizado e conexão entre culturas, ideias e propósitos. Após edições em países como Estados Unidos, Holanda, Porto Rico, Cazaquistão e, mais recentemente, Tailândia, a chegada da Enactus World Cup ao Brasil em 2026 reforça o papel do país como um dos polos de juventude e inovação social mais vibrantes do mundo.