Dos dias 30 de outubro ao dia 2 de novembro, estudantes, acadêmicos e líderes de negócios e convidados, se encontraram na Enactus World Cup 2022, este ano sediada em San Juan, em Porto Rico. O evento busca mostrar como a ação empreendedora e a inovação compartilhada vem transformando realidades ao redor do mundo em uma competição entre os mais de 30 países presentes.
No campeonato mundial, os times são separados em ligas e avaliados por uma bancada de juízes composta por grandes executivos internacionais. Neste ano, o Brasil foi representado pela primeira vez pela Enactus FACIMP, que competiu na liga de abertura com a Holanda, Marrocos e Tajiquistão. O time maranhense, representados pela Isabela Bastos, Ana Clara, Lara Bastos, e apoio de Francisco Júnior e Daniel, apresentou os resultados obtidos durante um ano de trabalho no desenvolvimento dos projetos Coffí, Mudaí e Adubaí, realizados na comunidade Açaí KM 1700, e conquistaram a classificação para a semifinal da competição. Na semifinal, competiram novamente com a delegação de Marrocos, e também com Nigéria e Egito. O time egípcio passou para a final e se consagrou Campeão da Enactus World Cup 2022.
Já o projeto Eco Xingu, da Enactus UFPA Altamira, conseguiu um feito inédito: foi o único projeto do mundo a ser TOP 12 nas 3 races: 1 Race 4 Oceans, Race to Rethink Plastic e Race to Feed the Planet. Além disso, representados pelo estudante Wemerson Shimon chegou ao Top 4 da Race to Feed the Planet, um desafio que seleciona projetos que proporcionam segurança alimentar através da agricultura, produtos e negócios.
Ainda, na 77 Second Films of Impact, competição em que os times enactus de todo mundo criam um vídeo de até 77 segundos contando a história de seus projetos, tivemos três participações brasileiras: O projeto Fertileasy, da Enactus UFV-CRP; o projeto Domus, da Enactus São Carlos e o Projeto Cidades Inteligentes, da Enactus UFJF, sendo estes últimos premiados nas categorias Race to Rethink Plastic e Melhor Cinematografia, respectivamente.
Mais um destaque foi para o Alumni do Ano Pedro Ivo, que foi contemplado com o prêmio mundial que reconhece o profissional que busca alcançar o impacto social e leva os valores da Enactus em seu dia a dia, o Enactus Alumni of The Year- Over 30, de 2022.
E o ganhador da primeira edição do Prêmio Endurance Award, foi nossa parceira, liderada pelo Ralf Toenjes, alumni enactus e membro do Conselho de Governança da Enactus Brasil, a Renovatio . Este prêmio é dedicado a empresa que foi um projeto Enactus e se tornou independente há no mínimo 3 anos, mas que ainda dissemina os valores da rede em seu cotidiano. Para saber mais sobre a Renovatio, clique aqui.
A delegação brasileira obteve outros reconhecimentos, como: a homenagem à equipe campeã do Lean Challenge; os Top 8 times participantes do edital Ford C3; e na competição Enactus Venture Pitch DEMO, a qual apresentaram os projetos Domus, da Enactus Campus São Carlos, o projeto Bread&Bug da Enactus UFU, e como destaque, o projeto Anamã, da Enactus UFPA, que recebeu a premiação de melhor pitch nesta competição.
Para completar, a delegação brasileira completou a sua participação com a presença dos estudantes Wemerson Shimon, da UFPA Altamira e da Ana Carolina Cirino, da UFPA, no painel de discussão da 1 Race 4 Oceans.
Por fim, a Enactus Brasil gostaria de agradecer a todas as empresas parceiras que auxiliaram na preparação e ida da delegação até Porto Rico, possibilitando todos esses resultados, sendo a KPMG, DSM, Tillibra, Inpev e a Cargill.
Caso queira assistir ao evento, as gravações das sessões e participações do Brasil estão disponíveis na plataforma do evento. Clique aqui.