Fazer parte

Estudante/Professor Universitário

A participação na Enactus oferece aos estudantes universitários a oportunidade de desenvolver projetos que solucionam problemas reais da sociedade enquanto se desenvolvem para construir uma carreira de sucesso.

Os alunos da Enactus são líderes talentosos e motivados por valores que combinam um espírito competitivo com um senso de integridade e desejo de retribuir. Como membro de um time Enactus, você se juntará a uma rede mundial de mais de 72.000 outros alunos, cada um fazendo sua contribuição para nossa missão compartilhada de criar um mundo melhor. É uma experiência que mudará a vida de quem é apoiado pelos seus projetos e, com certeza, a sua também.

Saiba como fazer parte da rede Enactus:

Passo 1

Verifique se já existe um Time Enactus em sua universidade clicando aqui. Caso exista, você pode tentar contato através das redes sociais do time Enactus ou mande um e-mail para contatobr@enactus.org para que possamos te conectar com a equipe. Se ainda não há um equipe em sua IES, siga os próximos passos.

Passo 2

Para entender melhor sobre o programa Enactus, acesse este vídeo e o Manual dos Times.

Passo 3

Para iniciar uma equipe, você deve reunir, no mínimo, 10 estudantes e um Professor Conselheiro. Busque também um conselheiro empresarial para auxiliar no desenvolvimento do Time.

Entenda o papel do Professor Conselheiro para enviar para acadêmicos da sua instituição;

Passo 4

Com a equipe reunida, preencha este formulário de intenção para abertura de Times Enactus. A Enactus Brasil entrará em contato com vocês!

Perguntas Frequentes

Os Times são alocados dentro de campi universitários em todo território nacional. Os participantes podem ser estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado. Pessoas externas à universidade podem auxiliar um Time Enactus, porém não podem ser considerados oficialmente como membros da rede.

Cada campus universitário pode ter apenas um Time Enactus. Se a universidade tem mais de um campi, cada um deles pode ter apenas Time Enactus representando eles. Exemplo: Time Enactus ESALQ USP e Time Enactus EEL USP são times da Universidade de São Paulo (USP) que estão em diferentes campi do interior de São Paulo.

Não. A única exigência para abertura de times são, no mínimo, 10 estudantes e 1 professor conselheiro.

Não, a Enactus dá autonomia para que os times criem suas estruturas, escopo e divisão de funções baseadas em sua realidade. Temos conteúdos que mostram exemplos de estruturas utilizadas na rede no Enactus Training Center, mas a decisão de qual utilizar é da equipe.

Não. Mas, caso necessário, o time pode tê-lo A recomendação é que se a equipe decidir por abrir um CNPJ, que o faça quando o time estiver mais estruturado e que entenda suas obrigações.

Não. A Enactus dá autonomia para que os estudantes definam a rotina da equipe. É importante a coleta de horas trabalhadas pois os estudantes recebem um certificado de horas voluntárias dedicadas ao longo do ciclo.

Sim, estudantes de qualquer curso podem participar, desde que sejam de cursos oferecidos em um mesmo campus. Acreditamos que a diversidade auxilia o Time no desenvolvimento das atividades.

Sim, não é necessário criar um projeto do zero. Você pode criar um Time para potencializar o seu projeto, desde que se encaixe com a proposta da Enactus e esteja alinhado com seu Time.

Não há restrições para parcerias que o Time queira fazer, desde que a mesma esteja alinhada com os valores da Rede Enactus.

Sim, temos o Memorando de Entendimento, que oficializa a parceria entre a universidade e Enactus Brasil. Para saber mais sobre o documento, entre em contato com o responsável pela abertura de Times (contato no final da página).

Sim. Após o preenchimento do formulário de abertura de times, um staff da Enactus Brasil auxiliará o time e o direcionará para um Trilha de Conhecimentos online, que auxiliará na estruturação interna e na criação do primeiro projeto. Ao longo da trilha, o Time receberá um mentor que acompanhará o time ao longo do ciclo.

Você pode começar um contato com um professor mais próximo ou com área de atuação parecida com a do projeto. Caso ele não tenha disponibilidade, peça recomendação de professores que já trabalham na área social ou empreendedorismo, por exemplo.

Você pode apresentar:

O Guia de Boas Práticas de Professores Conselheiros para mostrar o papel que irá desempenhar.
Vídeo sobre “O que é a Enactus?” ou outros do nosso YouTube, como as apresentações dos Times Enactus nos últimos eventos para entender quais as possibilidades de projeto.

Uma sugestão é apresentar a ideia para amigos que se interessam pela temática em um primeiro momento. Você também pedir auxílio de professores para apresentar a Enactus nas aulas e, a partir dos interessados, explicar mais a fundo sobre a proposta.
Você pode apresentar:

Vídeo sobre “O que é a Enactus?” ou outros do nosso YouTube, como as apresentações dos Times Enactus nos últimos eventos para entender quais as possibilidades de projeto.
O Manual dos Times, que contém tudo sobre a proposta da Enactus.

Receba novidades!

Acreditamos que investindo em estudantes que aplicam a ação empreendedora e empoderam outras pessoas, criamos um mundo melhor para todos nós.

Não preencher:

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Enactus Brasil © 2024 Todos os direitos reservados

Privacidade e Termos

Feito por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.