Fazer parte

Confira os selecionados no edital 2020 do Prêmio Nufarm de Consciência e Ética no Agronegócio

Oito times semifinalistas vão receber bolsa-auxílio, mentorias e muito mais

Facimp Wyden, IFCE Iguatu, UFAL, UFC, UFCA, UNIFESP São José dos Campos, USP São Carlos e UVA Sobral  são os times selecionados na edição 2020 do edital da Nufarm de Consciência e Ética no Agronegócio. Os projetos serão beneficiados com bolsa-auxílio de R$2 mil e têm acesso a benefícios como a orientação remota, mentorias com BAB’s (Business Advisory Board) da empresa, participação no Team Training Conference da Nufarm, visitas presenciais e muito mais.

A próxima etapa para os times é o acompanhamento com a Nufarm ao longo do ano até dezembro, quando todos devem apresentar seus resultados no Prêmio Nufarm.

O objetivo do prêmio é investir em Times Enactus que desenvolvem ou se propõem a desenvolver projetos que tenham como finalidade a consciência e ética na utilização correta e com segurança de agroquímicos no agronegócio brasileiro, além de fomentar de forma ativa a criação projetos sustentáveis, modelos de negócio e autonomia na comunidade. Os critérios exigidos pela Nufarm, além do critério Enactus de avaliação, devem ser conferidos na íntegra do edital.

Conheça os projetos selecionados:

Facimp Wyden – Açai 1700
Desenvolver o povoado Açaí km 1700 em três eixos: o primeiro, consiste na pesquisa técnica sobre as possibilidades de novos nichos econômicos para o caroço de açaí, como o café de açaí e adubo feito a partir do caroço do açaí; o segundo eixo é o auxílio jurídico, para legalização do terreno; e o terceiro eixo foca em capacitações afim de melhorar habilidades financeiras e conhecimentos básicos de empreendedorismo.

IFCE Iguatu – Mudas+
O Mudas+ é um programa desenvolvido na comunidade Salsa/Quixelô-CE, em que, através da ação empreendedora, o time empodera 80 familias da comunidade em cinco eixos: capacitação técnica, kit de irrigação e produção de alimentos, construção de laboratório de informática, feira do campo + linha de alimentos exclusivos e escalabilidade do negócio.

UFAL – ORTU
Com o objetivo de ajudar na atenuação dos problemas acarretados pela baixa renda de comunidade vulneráveis, o negócio social ORTU visa inserir essas pessoas num ciclo produtivo através da venda de hortas hidropônicas compactas – que a curto prazo auxilie no aumento de sua renda – e capacitivo, que a longo prazo produza incentivos que desencadeiam uma ação individual e coletiva, difundindo noções de possibilidade de desenvolvimento.

UFC – Maní
O projeto tem o objetivo de melhorar as condições de trabalho de colaboradores de casas de farinha da zona rural de Pacajus/CE através do reaproveitamento e tratamento da manipueira, reduzindo a poluição de solos e águas, complementando a renda destes.

UFCA – Bio+
O Bio+ visa desenvolver socioeconomicamente comunidades através do Ciclo Vitae, uma metodologia que integra tecnologias sociais as quais possibilitam o reaproveitamento de resíduos de animais e águas cinzas gerados no próprio local, fornecendo uma economia mensal pelo reúso e proporcionando melhorias de saneamento e cultivo de alimentos orgânicos.

UNIFESP São José dos Campos – EcoPlan
Seu objetivo é capacitar e conscientizar os jovens sobre sustentabilidade através do cultivo e manejo de uma horta que poderá suprir a falta de alimentos na merenda escolar. Além disso, a equipe ministra aulas semanais sobre a horta e conscientização ambiental, juntamente com
o ensino do Arduino, para que possam aprender conhecimentos básicos de robótica e futuramente produzir uma irrigação inteligente para o jardim.

USP São Carlos – Kairós
O projeto atua com uma associação de produtores rurais na periferia de São Carlos/SP, e objetiva empoderar socioeconomicamente as famílias participantes a partir de melhorias no sistema produtivo e escoamento da produção, aumentando as vendas e evitando perdas. A partir da introdução de novas tecnologias e canais de comunicação, pretende-se aumentar a visibilidade da comunidade na cidade, além de tornar o consumo alimentos orgânicos mais acessível.

UVA Sobral – SerTão Sustentável
O Time Enactus UVA Sobral atua junto à comunidade agrícola Serrote do Piaba, localizada em Sobral, no interior do Ceará. Através do programa SerTão Sustentável, a equipe promove ações voltadas para geração de conscientização ambiental, empoderamento digital, criação de tecnologias sustentáveis e promoção da agricultura familiar.

Sobre a Nufarm – De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), em 2050 o planeta será o lar de mais de 9 bilhões de pessoas. O aumento da população infere no aumento da produção alimentar no mundo para suprir as necessidades de seus habitantes. Hoje o Brasil é reconhecido como um grande exportador de alimentos, com crescimento da produção em 371% entre 1997 e 2013. No entanto, segundo especialistas, sem o uso de defensivos agrícolas, em cerca de 15 dias o Brasil enfrentaria crises de desabastecimento de determinados produtos. A Nufarm aparece nesse cenário como uma das maiores fabricantes de defensivos agrícolas do mundo, presente em 100 países, fornecendo produtos de qualidade, mundialmente conhecidos e utilizados.”

Receba novidades!

Acreditamos que investindo em estudantes que aplicam a ação empreendedora e empoderam outras pessoas, criamos um mundo melhor para todos nós.

Não preencher:

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Enactus Brasil © 2024 Todos os direitos reservados

Privacidade e Termos

Feito por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.