Fazer parte

A Delegação Brasileira na Copa do Mundo da Enactus 2022; Saiba mais

Dos dias 30 de outubro ao dia 2 de novembro, estudantes, acadêmicos e líderes de negócios e convidados, se encontraram na Enactus World Cup 2022, este ano sediada em San Juan, em Porto Rico. O evento busca mostrar como a ação empreendedora e a inovação compartilhada vem transformando realidades ao redor do mundo em uma competição entre os mais de 30 países presentes.

No campeonato mundial, os times são separados em ligas e avaliados por uma bancada de juízes composta por grandes executivos internacionais. Neste ano, o Brasil foi representado pela primeira vez pela Enactus FACIMP, que competiu na liga de abertura com a Holanda, Marrocos e Tajiquistão. O time maranhense, representados pela Isabela Bastos, Ana Clara, Lara Bastos, e apoio de Francisco Júnior e Daniel, apresentou os resultados obtidos durante um ano de trabalho no desenvolvimento dos projetos Coffí, Mudaí e Adubaí, realizados na comunidade Açaí KM 1700, e conquistaram a classificação para a semifinal da competição. Na semifinal, competiram novamente com a delegação de Marrocos, e também com Nigéria e Egito. O time egípcio passou para a final e se consagrou Campeão da Enactus World Cup 2022.

Da esquerda para a direita: Daniel Silva; Edson Matsuoka; Ana Clara, Lara Bastos, Isabella Bastos, Professora Raina Luz, Wilson Antônio e Francisco Junior.

Já o projeto Eco Xingu, da Enactus UFPA Altamira, conseguiu um feito inédito: foi o único projeto do mundo a ser TOP 12 nas 3 races: 1 Race 4 Oceans, Race to Rethink Plastic e Race to Feed the Planet. Além disso, representados pelo estudante Wemerson Shimon chegou ao Top 4 da Race to Feed the Planet, um desafio que seleciona projetos que proporcionam segurança alimentar através da agricultura, produtos e negócios. 

O estudante Wemerson Shimon apresentando na Race to Feed the Planet.

Ainda, na 77 Second Films of Impact, competição em que os times enactus de todo mundo criam um vídeo de até 77 segundos contando a história de seus projetos, tivemos três participações brasileiras: O projeto Fertileasy, da Enactus UFV-CRP; o projeto Domus, da Enactus São Carlos e o Projeto Cidades Inteligentes, da Enactus UFJF, sendo estes últimos premiados nas categorias Race to Rethink Plastic e Melhor Cinematografia, respectivamente.

Os staffs Wilson Antônio e Sabrina Souza recebendo a premiação do 77 Second Films of Impact.

Mais um destaque foi para o Alumni do Ano Pedro Ivo, que foi contemplado com o prêmio mundial que reconhece o profissional que busca alcançar o impacto social e leva os valores da Enactus em seu dia a dia, o Enactus Alumni of The Year- Over 30, de 2022.

E o ganhador da primeira edição do Prêmio Endurance Award, foi nossa parceira, liderada pelo Ralf Toenjes, alumni enactus e membro do Conselho de Governança da Enactus Brasil, a Renovatio . Este prêmio é dedicado a empresa que foi um projeto Enactus e se tornou independente há no mínimo 3 anos, mas que ainda dissemina os valores da rede em seu cotidiano.  Para saber mais sobre a Renovatio, clique aqui.

Em empreendedor da Renovatio, Ralf Toenjes, e o Alumni Over 30 of the year 2022, Pedro Ivo Garcia, comemorando os seus prêmios.

A delegação brasileira obteve outros reconhecimentos, como: a homenagem à equipe campeã do Lean Challenge; os Top 8 times participantes do edital Ford C3; e na competição Enactus Venture Pitch DEMO, a qual apresentaram os projetos Domus, da Enactus Campus São Carlos, o projeto Bread&Bug da Enactus UFU, e como destaque, o projeto Anamã,  da Enactus UFPA,  que recebeu a premiação de melhor pitch nesta competição.

Para completar, a delegação brasileira completou a sua participação com a presença dos estudantes Wemerson Shimon, da UFPA Altamira e da Ana Carolina Cirino, da UFPA, no painel de discussão da 1 Race 4 Oceans. 

Wemerson Shimon e Ana Carolina no painel 1 Race 4 Oceans.

Por fim, a Enactus Brasil gostaria de agradecer a todas as empresas parceiras que auxiliaram na preparação e ida da delegação até Porto Rico, possibilitando todos esses resultados, sendo a KPMG, DSM, Tillibra, Inpev e a Cargill.

Caso queira assistir ao evento, as gravações das sessões e participações do Brasil estão disponíveis na plataforma do evento. Clique aqui. 

Receba novidades!

Acreditamos que investindo em estudantes que aplicam a ação empreendedora e empoderam outras pessoas, criamos um mundo melhor para todos nós.

Não preencher:

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Enactus Brasil © 2024 Todos os direitos reservados

Privacidade e Termos

Feito por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.