Fazer parte

Estudantes da Universidade Federal de Viçosa conquistam campeonato nacional de empreendedorismo social e representam o Brasil na Enactus World Cup

“Competição reuniu 62 times de universitários espalhados por todo o Brasil

 

No último mês de julho, o Evento Nacional da Enactus Brasil de 2021 reuniu estudantes, professores e empresários de todo o país para uma competição nacional de empreendedorismo social. Agora, os estudantes do time Enactus da Universidade Federal de Viçosa do Campus Rio Paranaíba representarão o Brasil na copa mundial de empreendedorismo social, a Enactus World Cup.

Os mineiros conquistaram o topo do pódio pelo seu desempenho alcançado nos últimos doze meses, 27 estudantes voluntários trabalharam em quatro projetos que desenvolvem alternativas sustentáveis na região de Alto Parnaíba (MG). O Projeto Q, Raízes, Flores do Cerrado e Mulheres de Chaves contribuem para a mudança nas comunidades, empoderando e trazendo conhecimento aos participantes através de oficinas e capacitações, alinhados a oito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A presidente do Time Enactus UFV-CRP, Anna Clara Lasso, se realizou com o trabalho e dedicação do último ano recompensados com a premiação. “Com o prêmio do ENEB percebemos que podemos ser referência quando o assunto é projetos de impacto socioambiental e ainda, podemos alavancar pessoas para fazer isso junto com a gente. É uma forma de realmente acreditar que o empreendedorismo social consegue impactar pessoas, o meio ambiente e transformar vidas”, explica a estudante de engenharia de produção.

Além da Enactus UFV-CRP, mais um time brasileiro garantiu sua participação na Enactus World Cup. O vice-campeão da competição, o time Enactus UFPA, competirá na Race to Rethink Plastic com o projeto Anamã, uma iniciativa que busca diminuir o fluxo de plástico nos rios e oceanos por meio da criação de ecobarreiras.

A competição internacional acontece entre os dias 14 e 21 de outubro, e reúne de forma virtual os vencedores dos 37 países participantes da rede Enactus. O evento tem a intenção de celebrar os finalistas, compartilhar insights, fomentar inovação e impactar positivamente o mundo, sustentados pelas ODS.

A edição 2021 do Evento Nacional Enactus Brasil contou com a presença de 62 times Enactus, que foram avaliados por mais de 400 juízes, e teve uma audiência de 8 mil visualizações em todo território nacional, além da participação de 95 convidados entre palestrantes, speakers e experts. As premiações aos estudantes e equipes somaram mais de R$150 mil.

 

CONHEÇA OS PROJETOS DO TIME ENACTUS UFV-CRP:

O Projeto Q busca o reconhecimento socioeconômico dos produtores de queijos artesanais, por meio de inovações que aceleram e facilitam os processos para aquisição de certificações, visando impulsionar o empreendedorismo familiar e a segurança alimentar do consumidor final.

O projeto Raízes tem como objetivo diminuir o desperdício de cenouras produzidas na região, transformando os vegetais de descarte em uma farinha que pode ser utilizada como suplemento alimentar para bovinos.

O projeto Flores do Cerrado desenvolve o empreendedorismo social em mulheres que são familiares de dependentes químicos. Por meio de capacitações e cursos, é possível capacitá-las para entrarem no mercado estético. O resultado é a criação de uma marca de produtos de beleza artesanais que estimulam o consumo consciente e sustentável, melhorando a autoestima de seus clientes.

O projeto Mulheres de Chaves traz a questão do empoderamento econômico de mulheres, no município de Chaves (MG). Por meio de consultorias, treinamentos,, capacitações e cursos, as participantes do projeto são introduzidas a noções de crescimento econômico, valorização do trabalho, consciência coletiva e equidade de gênero.

 

 

SOBRE A REDE ENACTUS
A Enactus é uma organização presente em 35 países que engaja alunos de diferentes instituições de ensino, com apoio de professores e líderes de negócios, para desenvolver projetos de impacto social. A organização beneficia comunidades locais por meio de modelos de negócios sustentáveis e proporciona aos alunos o aprendizado na prática.

A rede Enactus possui mais de 200 professores e 3.000 estudantes que desenvolvem 200 projetos ao redor de 21 estados brasileiros, impactando a vida de mais de 77.000 pessoas.”

Receba novidades!

Acreditamos que investindo em estudantes que aplicam a ação empreendedora e empoderam outras pessoas, criamos um mundo melhor para todos nós.

Não preencher:

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Enactus Brasil © 2024 Todos os direitos reservados

Privacidade e Termos

Feito por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.