Fazer parte

Dia Internacional da Juventude reúne estudantes Enactus de todo o país em atividades virtuais

Comemorado em 12 de agosto, Dia da Juventude levanta reflexões sobre desafios e oportunidades para jovens mundialmente 

Liderança e protagonismo são características de grandes líderes do futuro comumente encontradas entre os jovens estudantes da Enactus. No Brasil, eles são mais de 3 mil universitários que utilizam a Ação Empreendedora para impactar comunidades em vulnerabilidade socioeconômica. Esse compromisso com a sociedade e com as gerações futuras tem inspirado atividades em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto, momento de reflexão e celebração entre jovens de todo o país.

A data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) tem como objetivo a reforçar, todos os anos, o papel dos jovens para gerar mudanças e também conscientizar sobre os desafios e problemas enfrentados pela juventude mundial. Entre os dias 5 e 19 de agosto, jovens de 15 a 29 anos estão organizando mais de 400 atividades como hackathons, aulas abertas, webinários, debates, entre outras, todas em formato online, guiados pelo tema deste ano, “Engajamento Jovem para Ação Global”.

Algumas das ações são lideradas por estudantes da Enactus, como a Kaila Araújo, líder do Time Enactus Estácio CEUT, de Teresina (PI). “Nós estamos sempre envolvidos com causas sociais e de políticas públicas para a população. Como jovens atuantes que somos, achei muito necessária a nossa ação neste momento, como meio de dar voz a juventude. Nosso evento está sendo aberto para que os jovens do Piauí e Maranhão possam debater sobre diversos assuntos”, conta.

O grupo organizou seis dias de palestras, discussões e debates sobre ODS 4 (Educação de qualidade), 5 (Igualdade de gênero) e 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), o exercício da cidadania, da participação social e política e a importância da liberdade de expressão da juventude. Vinte e nova outros times Enactus brasileiros também aderiram ao movimento em suas cidades, totalizando 37 ações realizadas.

Desde 2019 o Brasil é reconhecido pela ONU como o país mais ativo do mundo no Dia Internacional da Juventude e possui o número recorde de atividades já realizadas. Esse engajamento acontece por um movimento organizado que se prepara desde março para a data: o IYD Brasil (sigla para International Youth Day), parceiro da Enactus, que articula redes e oferece suporte aos jovens no Brasil.

“Um dos grandes objetivos da Enactus é desenvolver jovens universitários, mostrando que desde a graduação é possível, não só idealizar, mas também colocar em prática soluções para os mais diversos desafios que o nosso país enfrenta. O Dia da Juventude reforça essa nossa missão, mostrando que, mesmo em meio à pandemia, a juventude está se mobilizando com ações e eventos para impactar quem está a sua volta”, explica Gabriel Cattaruzzi, Coordenador de Programa da Enactus Brasil.

Acesse o mapa e conheça as mais de 600 atividades realizadas no Dia da Juventude: bit.ly/mapaiyd2020

Sobre o Movimento IYD Brasil

O movimento é organizado por jovens para inspirar, engajar e apoiar jovens na realização de atividades de impacto no dia 12 de Agosto, o Dia Internacional da Juventude criado pela ONU. No primeiro ano de atuação (2019), apoiaram a realização de 150 eventos no Brasil, 50 vezes mais que o ano anterior e foi o maior número de eventos já realizado em um país em toda a história do Dia Internacional da Juventude.

Hoje o movimento conta com mais de 120 voluntários em todos os estados brasileiros, e trabalha em rede, articulando organizações juvenis para alcançar as distintas juventudes do Brasil.”

Receba novidades!

Acreditamos que investindo em estudantes que aplicam a ação empreendedora e empoderam outras pessoas, criamos um mundo melhor para todos nós.

Não preencher:

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Enactus Brasil © 2024 Todos os direitos reservados

Privacidade e Termos

Feito por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.